Educação à distância

História Da Educação À Distância No Mundo

Durante algum tempo a educação à distância sofreu muito preconceito e foi desvalorizada por ser considerada inferior na qualidade de ensino, estes preconceitos estavam baseados nas universidades que ofereciam os cursos, principalmente de graduação à distância.

Isto se dava porque as universidades pioneiras na educação à distância no Brasil eram de baixa qualidade, mas o mesmo passava com seus cursos que eram oferecidos presencialmente, ou seja, a questão não era  a modalidade de ensino, mas sim os cursos destas universidades.

Ainda hoje, infelizmente, muitas pessoas têm estes preconceitos, buscando rompê-los que pensamos neste texto para vocês, nele trataremos:

  • Um pouco do funcionamento da educação à distância;
  • Da história da educação à distância no mundo;
  • Desafios para ampliar a educação à distância;
  • Universidades renomadas com graduação à distância.

Dica: Faça sua graduação na FMU. Conheça agora os cursos https://fmu.minhagraduacao.com.br/

Um Pouco Do Funcionamento Da Educação À Distância

Antes de partirmos para a história da educação à distância e como ela funciona, queria salientar que um bom curso de graduação à distância, exige muito do aluno.

Isto porque além da matriz curricular que é a mesma que dos cursos presenciais, o processo de educação à distância envolve muita disciplina e algumas ferramentas para o processo de aprendizagem mais autônomo e consequentemente autodidata que os cursos tradicionais.

Mas se você quer investir em uma graduação à distância fique tranquilo, porque nas boas universidades há:

  • Tutores para atendimentos presenciais;
  • Fóruns para dúvidas entre alunos;
  • Aulas sobre temáticas mais complexas quando solicitadas por vários alunos e;
  • Material e biblioteca disponíveis virtualmente.

Agora que temos um pouco de informação podemos começar a ver como foi a história da educação à distância.

A História Da Educação À Distância No Mundo

Educação à distância

A educação à distância é muito mais antiga do que a pensamos, não há um consenso entre pesquisadores, mas muitos afirmam que já no século XV começa o processo de educação à distância.

Você deve estar pensando que isto é impossível, já que sempre relacionamos a educação à distância com as plataformas que as universidades e outras associações usam na internet para esta modalidade de educação.

Mas, no passado, correspondências, entregas de livros e outras formas do material chegar ao aluno eram utilizadas, traçando uma linha histórica entre as teorias de diferentes pesquisadores podemos ter os seguintes eventos como raiz da educação à distância como a temos hoje:

Século XV, surge o livro, não tendo mais necessidade de toda atividade ser copiada do mestre, isto de deu com a invenção da imprensa;

No século XVIII, um professor de taquigrafia de Boston oferecia o envio do material para o aprendizado àqueles que não viviam em Boston, eram remessas semanais de material;

Em 1833 que de fato está o evento que marca a educação à distância, é oferecido um curso de contabilidade na Suécia que incluía além do envio dos materiais a tutoria à distância.

Em 1840, um serviço de entrega cria um modelo de baixo custo na Inglaterra, fazendo com que mais pessoas possam solicitar materiais que já eram de múltiplas aprendizagens oferecidos;

Alemanha e Estados Unidos também criam seus cursos de educação à distância no século XIX;

Já no século XX se estende a vários países europeus, além de Japão, Índia, Canadá e África do Sul, chegando à América Latina em 1977 com a Venezuela e Costa Rica sendo pioneiras na educação à distância no nosso continente;

Em 1969 foi criado um curso modelo e que é referência até hoje na Universidade Aberta da Inglaterra, o qual tinha material didático impresso e usava a rádio e vídeos que foram produzidos em parceria com a rede de televisão BBC e originaram o modelo que temos hoje.

A única diferença deste curso é que o suporte era por televisão, rádio e papel e hoje com o advento da internet, isto pode estar a um clique, mas todo o material produzido eram basicamente os mesmos de hoje.

Educação à distância

Desafios para ampliar a educação à distância

A educação à distância nunca vai acabar com a educação presencial, mas há muitos desafios para que ela seja abrangente o suficiente para remover barreiras sociais e econômicas entre as pessoas que cursam graduação presencial e graduação à distância.

Os passos estão sendo dados, mas ainda são esboços, as melhores universidades do mundo tem oferecidos algumas disciplinas das pós-graduações para cursar on-line, mas a maioria ainda não arriscaram um curso completo de graduação, você pode ver sobre as pós-graduações em renomadas universidades americanas e europeias aqui.

Uma das pioneiras é a Universidade de Londres que oferece o curso de Ciências da Computação totalmente à distância, você pode acessá-lo aqui.

Mas este é só o começo, é necessário que alunos busquem cursos nas grandes universidades e não se contentem com a oferta de cursos pelas universidades com qualidade mais baixa, este seria um começo, um bom começo para que a educação à distância realmente esteja a serviço da educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *